Aqui você encontra música, poesia, artigos, vídeos... e aquelas vicissitudes cotidianas.

domingo, 1 de agosto de 2010

O que está acontecendo com a música nacional

Por muitas vezes e há bastante tempo eu tenho sido questionado sobre a renovação de artistas - de uma forma geral - da música brasileira. Quase sempre a indagação é a mesma, porque não existem mais cantores, cantoras, bandas, poetas e compositores como antigamente?

A resposta é simples! O público não é mais o mesmo!

Dizer que não existem mais artistas como antigamente, não quer dizer que não existem mais artistas bons. Não mesmo.

No âmbito nacional posso citar incontáveis talentos como Ana Carolina, Paulinho Moska, Maria Gadu, Leandro Léo, Fresno (que mesmo que poucos conheçam são extremamente talentosos), Casuarina, Pedro Miranda, Robertá Sá, Chicas, Los Hermanos, enfim...

O público não é o mesmo, porque, além de não terem o mesmo propósito, os jovens de hoje (que absorvem a maior parte dos produtos de música) são muito promiscuos - musicalmente falando - ficando apaixonados por uma banda ou artista durante um ano e no outro já nem se lembram mais. É tanta novidade boa e ruim, que a maioria do público - que já não é muito idealista - acaba não sendo fiel. Por esse motivo não se firmam artistas seculares na atualidade, eles vêm e vão na mídia com muita rapidez; o que não quer dizer que não continuem produzindo. O que é bom geralmente segue com seus fiéis admiradores e têm sim seu espaço. O que é ruim acaba caindo por terra depois de um sucesso "meteórico" (sem nenhuma alusão à "paixão").

Quando afirmo que o público não é o mesmo, também lembro que a mídia não é mais a mesma. Há uma mudança constante e veloz na atividade musical mundial, no gosto e na necessidade do público em geral.

Hoje em dia consumimos música de forma diferente em relação aos anos 80, 70 e 60. E isso acontece baseado na facilidade de entrada de músicas internacionais e no quantidade de produtoras e mídias da área músical. Existem centenas de programas de rádio, Tv, colunas em jornais e revistas, sem falar a internet, que veiculam música sem parar. Por tanto as ofertas são muitas. A gente se perde se não estiver antenado. Além disso a mídia de massa - neste caso, a Tv - empurra goela a baixo, lixo músical, que eu nem quero citar, e acabam tirando espaço de artistas talentosos com músicas de qualidade.

Por outro lado, também estamos passando por uma enxurrada de estilos musicais. Antigamente (e não muito antigamente) o estilos ficavam quase que separados geograficamente; no nordeste era forró, axé; no centro-oeste tinha só música sertaneja e modinhas e por aí vai. Agora temos de tudo um pouco, ou melhor, de tudo muito. Quem ganha ou "compra" espaço, é lançado independente de estilo, local e qualidade, todos os lançamentos de artistas novos são em âmbito nacional, o que é bom.

Por fim vale rever os conceitos, preconceitos e paradigmas musicais e a aprender a procurar e focar o gosto musical, pois, se antigamente só os bons faziam sucesso, hoje tem de tudo, inclusive música boa.

Procure, escute, experimente, pergunte e vc vai ver que a música nacional é riquíssima de gente boa e nova, sem falar nas antigas que ainda estão na ativa.

Updating¹: Visite os sites da Trama Virtual, Biscoito Fino, DeckDisc entre outras e procure musicas de gravadores independentes, existem várias desse tipo. E pare de baixar e escutar apenas uma ou duas músicas do cd. Não é só a música que toca na novela que é boa!

Updating²: Duro mesmo é saber que a Xuxa tem a mesma quantidade de Cds lançados que a Maria Betânia...

Um comentário:

  1. COM CERTEZAAA!!!

    Concocordo quando você fala que "O público não é mais o mesmo!" e realmente não é, pois nem os grandes artistas do passado constroem obras como antigamente.

    Um outro local para conseguirmos ouvir música brsileira de qualidade é a rádio MPB Fm.

    Abraços

    Pablo

    ResponderExcluir