Aqui você encontra música, poesia, artigos, vídeos... e aquelas vicissitudes cotidianas.

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Barrigudos Covardes

Nada melhor que ditados populares óbvios para ilustrar uma tese, por mais inúteis que estas sejam. Mas enfim.... o tempo passa para todo mundo, independentemente da teoria da relatividade. Isso, além de um ditado popular, é um fato (como a maioria dos ditados). Digo isso porque o passar do tempo trás várias novidades e uma delas - pelo menos para as portadores de alto nível de testosterona - é a covardia que, para completar, vem seguida de um certo volume na região abdominal.

A natureza me mostrou sua perfeição esses dias, quando, ao conversar com um especialista da área, descobri porque a maioria dos homens fica barrigudo quando vai ficando velho. É simples! O ser humano é um animal projetado para caçar e (teoricamente) ele vive da sua caça; conforme a idade vai passando os reflexos desse animal vão ficando mais lentos, assim como seus movimentos, seus sentidos vão ficando ruins, por isso, o corpo passa a armezenar maior quantidade de reserva (a partir de agora não vou chamar mais ninguém de gordinho, só de "bem provido de reserva"). E graças a essa reserva, o animal precisa caçar com menos frequência. Bem interessante, não?!

É por isso que ficamos barrigudos.

Além disso, é impressionante como os homens vão adquirindo uma covardia crescente que se apresenta de diversas formas. Você acha qua aquela ladeira que você descia de bicicleta sem freio aos 14 anos vai ser tão atraente aos 28? Não, não mesmo! E pelos mesmos motivos da barriga. Os reflexos vão ficando mais lentos, assim como os movimentos.

E o pior: a gente vai ficando menos criativo. Aquela coragem que a gente tinha para contar uma mentirinha, já não é mais a mesma. Eu costumo chamar isso de "casca". A gente vai ficando tão cascudo de coisas que dão errado, que vai dando tanto medo de algo dar errado que acaba perdendo a coragem. Aí já era.... virou covarde.

Ser covarde não tão ruim. Ser barrigudo, sim. Mas a covardia cai bem. Gera frustação, mas também gera paz e barriga. É praticamente um ciclo gorduroso.

Updating: E se você está ficando velho, não adianta fazer lipo e embarcar em aventuras desmedidas, as possibilidades de isso dar errado, são grandes. Palavras de um medroso.

Updating²: Com os devidos créditos a Rubens Stellet - que concebeu a teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário