Aqui você encontra música, poesia, artigos, vídeos... e aquelas vicissitudes cotidianas.

sábado, 17 de julho de 2010

Carisma, Cativação, Simpatia, Coragem e Inteligência



Nunca fui muito fã de Marx, mas o cara era bom, e ainda é - o que é mais interessante - mesmo estando morto. Uma das poucas idéias que consegui captar do cara é que na vida tudo é um grande capitalismo, é isso mesmo! Tudo se troca, tudo tem um preço que vai mudando de acordo com o tempo, as pessoas e os lugares. Eu digo isso pensando no preço da nossa personalidade.

A nossa personalidade é definida baseada em cinco (gosto desse número!) fatores:

- o primeiro é a infância, época em que somos um imensuravel livro em branco e todo mundo que entra na nossa vida escreve um pouco nele, acredito que essa parte dure até uns sete anos, podendo variar uns dois anos de pessoa para pessoa;

- o segundo fator é bem complexo, acredito que a genética influencia bastate aí, a religião, o lugar em que se vive, talvez até os astros - sejam os da tv ou mesmo os celestes - neste fator começamos a escolher o que gostamos e o que não gostamos e daí incorporamos na nossa personalidade;

- o terceiro são os "fatores externos" (tem um amigo meu que acha muita graça desse termo), que aponto como as experiências de vida que temos, algumas delas podemos escolher, outras nos são impostas;

- o quarto fator é o que mais muda de pessoa para pessoa, é quando decidimos mudar o que não gostamos na gente, é quando podemos apagar (mas sempre fica manchado) ou reescrever o que fizeram no nosso livro, é um a pena que com isso, a gente acaba por mudar coisas boas também, é muito dificil mudar apenas um ponto na nossa personalidade sem alterar outros por nossa própria vontade.

- o último fator é o que eu chamo carinhosamente de "defecando e caminhando", é ponto - que também varia muito - em que a gente passa a não querer saber se está agrandando ou não, se diz que é assim e não sabe ser de outra maneira, aí entram vários ditados, "só os tolos não mudam" por exemplo, eu ainda me arrisco a dizer que se só os tolos não mudam, mas somente os imbecís, egoístas e f.d.ps de natureza nem tentam.

Depois disso tudo eu fico me perguntando o significado de cinco (nossa!!! Como eu gosto desse número) adjetivos que podem fazer parte da nossa personalidade: carisma, cativação, simpatia, coragem e inteligência.

Já que a nossa personalidade custa tão caro, evite estourar o limite do cartão de crédito da sua paciência, incorpore um desses cinco adjetivos na sua personalidade. É lógico que quanto mais desses cinco a gente tiver, mais fácil será!

Acredite se quiser, mas conheço gente que não tem nenhum dos cinco; são intragáveis, são talvez as mais chatas que eu conheço. Por outro lado conheço umas cinco (olha ele aí de novo) pessoas que tem em sua personalidade os cinco adjetivos. Não é dizer que tudo dá certo para elas - longe de mim dizer uma ignominia dessas - mas que facilita o processo, facilita! Vai na fé!

Updating: Isso não é auto ajuda, não mesmo!! É mais ou menos como aquelas dicas de economistas que passa no fantástico domingo quando IBGE afirma que no último o trismestre mais brasileiros entraram para o SPC.

Updating²: Pelo que sei, Calr Marx era um mala! Mas pelo menos era inteligente...

Um comentário:

  1. bem, concordo com você na maioria das coisas, inclusive acho que eu sou uma das cinco pessoas que você conhece que reúnem esses cinco adjetivos !!! HaHAHA !!!

    ResponderExcluir